Ação recolhe documentos e investiga contratos públicos firmados desde 2017.
As prefeituras de Gavião Peixoto e Nova Europa (SP) foram alvo de uma operação realizada nesta terça-feira (10) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Civil, que apura possíveis fraudes em processos de licitação.
Equipes estiveram nas sedes das administrações municipais e em residências de suspeitos e empresas que prestam serviços aos municípios. Durante a operação, foram apreendidos documentos e equipamentos, que serão analisados pelo Ministério Público em Araraquara.
Investigações em andamento
O promotor de Justiça Herivelto Almeida explicou que os inquéritos relacionados ao caso já vinham sendo conduzidos há algum tempo pela delegacia de Polícia de Gavião Peixoto. Ele ressaltou que as buscas estão ligadas a contratos de gestões anteriores, como obras públicas e aquisição de produtos.
"Há bastante tempo a delegacia de Polícia de Gavião Peixoto tem inquérito em andamento sobre este assunto, e as buscas de hoje estão vinculadas aos inquéritos. As contratações públicas passam por mais uma gestão dependendo do tipo de contrato que é feito, como construção, aquisição de produtos, e passa de uma administração para a outra", afirmou Almeida.
Nota oficial da Prefeitura de Gavião Peixoto
Em comunicado, a Prefeitura de Gavião Peixoto informou que os documentos solicitados, referentes a licitações realizadas desde 2017, foram prontamente entregues às autoridades.
"A Prefeitura de Gavião Peixoto está colaborando com toda a investigação que está sendo realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) e a Polícia Civil. A mesma operação ocorre em Gavião Peixoto e outras cidades da região. Foram solicitados documentos referentes a licitações, desde o ano de 2017, o que foi prontamente atendido pela prefeitura. A prefeitura de está à disposição da justiça e informa que o expediente dos departamentos está ocorrendo normalmente nesta terça-feira (10)", disse a nota.
Prefeitura de Nova Europa
Até o momento, a Prefeitura de Nova Europa não se manifestou sobre a operação.
Próximos passos
Os documentos apreendidos serão analisados pelo Ministério Público, e as investigações devem trazer à tona mais detalhes sobre a natureza das possíveis irregularidades.
O Jornal O Diário da Cidade continuará acompanhando o caso e trará novas informações assim que houver atualizações.
COMENTÁRIOS